ONER TRAVEL

Minas Gerais

O Que Ver e Fazer

Estado no sudeste brasileiro, Minas Gerais é convidativa desde a natureza envolvente, emoldurada por montanhas e cascatas, até a gastronomia típica, com feijoada em fogão a lenha e pão de queijo com café. Para além da importância histórica, sendo a terra do ouro, dos diamantes e do minério de ferro no período colonial, é também conservada a nível natural possuindo diversas opções turísticas de trilhas e passeios rurais.

Belo Horizonte

Intro

É comum passear por Belo Horizonte (BH) e ser surpreendido por montanhas em volta da cidade, por muitos bares e restaurantes de comida tradicional, e por arquitetura contemporânea no centro da cidade. No centro da cidade, caminhe na orla da lagoa da Pampulha, visite a Igreja ondulada de São Francisco de Assis, projetada por Oscar Niemayer, aprecie a belíssima Praça da Liberdade, beba um “chopp” no Mercado Central e assista a um jogo de futebol no estádio do Mineirão. O passeio imperdível da cidade é a visita a Inhotim, o maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo, onde a diversidade começa no incrível paisagismo exótico do local até a complexidade das obras expostas de forma apelativa e natural ao mesmo tempo – fica a 63 Km do centro de BH.

Ouro Preto

Intro

Casas com fachas brancas e telhados castanhos, estradas de ruas de pedras, montanhas por toda a volta e igrejinhas típicas são características que compõe a cidade de Ouro Preto. É encantadora pela sua arquitetura tradicional trazida pelos portugueses e foi protagonista no período colonial pela extração do ouro. A história riquíssima e a gastronomia típica da comida mineira são os grandes fortes da cidade, que está preparada o ano todo para grande movimento turístico, sendo um dos pontos do carnaval de Minas Gerais. Não deixe de visitar a Mina de Ouro da Passagem, o Parque Estadual do Itacolomi e a Igreja de São Francisco de Assis.

Capitólio

Intro

Capitólio tornou-se um local admirado pelos entusiastas do ar livre e amantes da natureza. Localizado às margens do famoso Lago de Furnas, na região da Serra da Canastra em Minas Gerais, o destino tornou-se um dos mais importantes de Minas Gerais. A Lagoa de Furnas foi concebida apenas para ser uma represa, mas as suas várias cachoeiras, mirantes e trilhas fazem do local, o cenário ideal para banhos nas deslumbrantes águas verde-esmeralda da lagoa.

Tiradentes

Intro

A origem do nome vem de um dentista e também minerador, comerciante e político, Joaquim Xavier, mais conhecido como “Tiradentes”, um líder da Inconfidência Mineira. A sua presença e feitos em Minas são vangloriados até os dias de hoje, e a cidade de Tiradentes simboliza muito isso. Rica em museus, igrejas, catedrais e natureza, Tiradentes apresenta uma atividade turística diferente das demais cidades brasileiras: o passeio na “Maria-Fumaça”, uma das poucas máquinas a vapor do mundo que une a cidade de Tiradentes a São João Del Rei, destino que vale a pena explorar e que compõe um dos destinos da rota da “Estrada Real”.

São Lourenço

Intro

São Lourenço é conhecida por ser uma das principais estações hidrominerais do Brasil. No Parque das águas, poderá experimentar as várias águas minerais com propriedades revitalizantes e tomar um banho nas suas águas termais. Pelo centro da cidade e arredores, aproveite para degustar o doce de leite, o queijo de Minas e cachaças artesanais, produtos típicos da região. A 78 Km do centro, não deixe de visitar Aiuruoca – a “Casa do Papagaio” em Tupi-Guarani (linguagem indígena) – onde o som dos passarinhos, o frescor das águas das cascatas e o aconchego da natureza te transportam para o cenário perfeito para relaxar. As paradas obrigatórias são a Serra da Mantiqueira pelas suas cascatas e trilhas naturais, o Poço do Joaquim Bernardo pelas piscinas naturais e quedas de água, e o Pico do Papagaio, pela sua história e beleza natural.

Ibitipoca

Intro

Uma parada obrigatória em Minas Gerais, é o parque Estadual de Ibitipoca, um dos maiores parques naturais no Brasil. Por lá encontrará paz e sossego no meio da natureza tranquila, bem como atividades mais esportivas como caminhadas pelas diversas trilhas ecológicas ou passeios acompanhados de caiaque no Rio Grande. O interessante é que, independentemente da sua escolha, irá ficar encantado com o poder da natureza, com a força das cascatas e com a diversidade das espécies de vegetação do local.

EXPLORE MAIS CONTEÚDOS

Navegue por aqui